cruza
A Casa Líquida, por 10 anos, foi uma ação artística e um campo de pesquisa sobre coletividade, valor e criação e envolveu mais de 92 artistas moradores e mais de 3000 artistas, pesquisadores e ativistas que usaram a casa como espaço de trabalho. CRUZA é um programa de residência artística desenvolvido a partir das reflexões construídas nesta pesquisa e tem como proposta estimular cruzamentos como método criação.
Nesta residência imersiva, a arquitetura da casa e a escolha curatorial estimulam conexões e interseções criativas. A mentoria é feita entre os próprios artistas uma vez que a escolha curatorial proporciona diferentes visões, maturidade e perspectivas de trabalho convivendo juntas. A infraestrutura possibilita o desenvolvimento de diferentes linguagens num lugar intimista e acolhedor de uma casa. A casa continua sendo a moradia da artista fundadora.
Este programa abrange duas modalidades. Na modalidade moradia o artista pode morar na casa, dispondo de uma suíte individual, ateliê e acesso aos espaços comuns. Na modalidade ocupação o artista pode usar os espaços de trabalho da casa em dias e horários combinados. Ambas as modalidades são de 3 meses.
Cada artista residente conta com uma suíte individual, ateliê e acesso aos espaços comuns da casa, como o Estúdio Sem Piscina, o estúdio de gravação musical que existe no espaço desde de 2022.
Curadoria:
o modelo moradia a curadoria é por convite com foco em artistas de diferentes regiões do Brasil que não teriam acesso facilitado à cidade de São Paulo e às suas redes de trabalho. No modelo ocupação a curadoria é baseada em uma rede que se consolida a cada ciclo, na qual artistas residentes indicam outras pessoas para integrarem o programa. Ambos os modelos são gratuitos.