top of page
_menu.png
SOBRE A PESQUISA

               “Mãe, a nossa casa é um ecossistema”, disse Antonio aos 10 anos, quando percebeu a diversidade que convivia dentro do nosso espaço doméstico. A ação que iniciei em 2015 e que deu origem a uma pesquisa que desenvolvo, envolveu mais de 3000 pessoas e trouxe para dentro do nosso espaço íntimo centenas de narrativas que compuseram nosso imaginário e quem somos hoje. O fato de a nossa casa, ao longo dos anos, servir de espaço de trabalho e morada para muitos artistas, pesquisadores e ativistas, fez com que ela se tornasse, semelhante a um ecossistema, um lugar onde relações acontecem, se cruzam e se multiplicam, diferenças coexistem e informações proliferem. Um lugar que produz alianças e articulações, estimula a criação e ativa uma certa produção de vida. 

_img20230912_22522492.jpg

               Hoje, na nossa casa existem 8 quartos, 1 oficina de marcenaria, 2 ateliês, uma sala de ensaio e um estúdio de música. Diariamente circulam por ela dezenas de pessoas entre os que moram e os que produzem aqui. Nunca existiu cobrança de dinheiro pelo uso da casa e a escolha de não permitir que valores monetários motivem relações definiu o que o lugar é hoje. A questão que permeia esta ação/pesquisa é sobre que outras práticas e relações nascem a partir do acolhimento e da confiança.

               Depois de alguns anos a Casa Líquida se tornou uma ação/projeto que ativa a produção de saber e o cuidado com o outro, e que agora toma outros desdobramentos temporais e espaciais. Em 2023 criamos um Instituto (INSTITUTO CASA LÍQUIDA) para começar a desenvolver projetos que atinjam nosso entorno e nos motivem a refletir sobre coletividade e a cidade.

vicente_120_01_11.jpg
COMO SE CONSTRÓI ESTA TRAMA

                Por acreditar que a rede possui uma inteligência natural na forma como ela se constrói, os artistas e pesquisadores chegam até nós pelas consequências dos encontros e não por convocatórias ou editais.

CineStill_800T_006 (3).jpeg
MISSÃO

                A Casa Líquida, como projeto/ação, tem como missão promover a criação, a pesquisa e a produção de saber a partir da convivência e das práticas coletivas. Para isso temos como objetivo proteger e celebrar as singularidades, promover a escuta e o cuidado com o outro e estimular as trocas de conhecimento e informação.

img20230912_23194745.jpeg
A EQUIPE

                JULIA FELDENS

                Responsável por criar, analisar e guiar a ação que deu origem ao projeto, conduzir a construção da rede de artistas que compõem a Casa e criar as diretrizes que orientam a continuidade desta experiência. 

                LUA FELDENS

                É residente, responsável pela organização e administração do lugar, além de fazer a elaboração escrita e produção executiva dos projetos da casa.

                EDUARDO MAGLIANO

                É residente e responsável pelo estúdio de música que ocupa a casa desde 11/22. Também cuida da gestão dos espaços e faz design e execução de objetos e móveis para a casa.

                 VICENTE OTÁVIO

                É residente desde 2019 e responsável pela coordenação e elaboração de peças de comunicação visual e design gráfico das plataformas digitais do projeto. Também é encarregado das produções fotográficas e de audiovisual, garantindo a documentação do cotidiano e das atividades realizadas na Casa.

Ilustração_Sem_Título.png
bottom of page